
Sobre Autismo
O Manual de Diagnósticos e Estatísticas de Transtornos Mentais, DSM, que está na 5ª edição, foi elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria e serve para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais.
Neste manual, feito com resultados de mais de 10 anos de pesquisa, encontramos o que há de mais atual ao que se refere a diagnósticos da saúde da mente.
No DSM-5 estão as seguintes informações sobre o Transtorno do Espectro Austista (TEA) quanto ao seu diagnóstico:

Características Diagnósticas
As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário.
Critérios Diagnósticos – CID F84.0
A – Deficiências persistentes na comunicação e interação social
- Limitação na reciprocidade social e emocional;
- Limitação nos comportamentos de comunicação não verbal utilizados para interação social;
- Limitação em iniciar, manter e entender relacionamentos, variando de dificuldades com adaptação de comportamento para se ajustar às diversas situações sociais.
B – Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades manifestadas pelo menos por dois dos seguintes aspectos observados ou pela história clínica:
- Movimentos repetitivos e esteriotipados no uso de objetos ou fala;
- Insistência nas mesmas coisas, aderência inflexível às rotinas ou padrões;
- Interesses restritos que são anormais na intensidade e foco;
- Hiper ou hiporreativo a estímulos sensoriais do ambiente.
C – Os sintomas devem estar presentes nas primeiras etapas do desenvolvimento. Eles podem não estar totalmente manifestos até que a demanda social exceda suas capacidades ou podem ficar mascarados por algumas estratégias de aprendizado ao longo da vida.
D – Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento atual do paciente.
E – Esses distúrbios não são melhores explicados por deficiência cognitiva ou atraso global do desenvolvimento.
Conhecer para Entender
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